quarta-feira, 11 de agosto de 2010

SEXTA FEIRA


Aqui em Cabo Frio, toda sexta-feira é dia de recebimento nas obras. Pra quem não conhece a fundo, Cabo Frio cresce a passos largos. É um prédio subindo atrás do outro. Casinhas de temporada, com móveis de alvenaria, sendo destruídas aos montes para dar lugar à caprichados e pomposos edifícios.


O curioso é que me deparei nessa sexta com um grupo de funcionários de obras dentro do Banco do Brasil, recebendo seu suado dinheirinho semanal, resultado de muito trabalho braçal, e depositando na conta de mulheres.


Tinha um "chefe" ou talvez o único que soubesse ler e escrever, que ia preenchendo os envelopes um por um. Me deu uma vontade danada de ajudar, só pra saber pra onde iam aqueles valores, que somados dariam um bom dinheiro.


- Regina Valquíria de Souza, trezentos reais.


Dizia um magrinho de calça social azul clarinho, camisa de malha, boné e chinelo de dedo (a maioria usa calça social, dobrada na barra, boné e chinelo). Em seguida dava o número da agência e conta corrente, confiando plenamente naquele que preenchia os dados nos envelopes. Era sempre um nome de mulher (e curiosamente nome composto).


Quantas famílias estavam sendo beneficiadas com aqueles depósitos? Pensei. Quantas saíam talvez da miséria com aqueles valores? Quantas mães, mulheres ou irmãs poderiam realizar o sonho de comprar uma televisão, geladeira ou sofá. Há sim! Ouvi um dizer que a mãe dele ia comprar uma cama pois estava com cinquenta e sete anos e sempre dormiu em redes. E quantos filhos teriam a barriga cheia para poderem, talvez, almejar um futuro longe da pobreza?


Sai daquele banco com uma sensação de prazer por estar presenciando a alegria daqueles homens, que mesmo de longe, contribuíam com a família e tinham um compromisso sobrenatural em ajudar. As mãos calejadas, o pé rachado, o rosto queimado de sol e todas a dores musculares que sentissem não eram em vão. Na próxima segunda-feira estarão prontos à colocarem mãos à obra. O tijolo, cimento, areia lavada, areola, azulejos os esperam, e uma cidade que cresce numa rapidez demasiada contribui para a prosperidade de muitas Marias do Perpétuo, Claudias Lucia, e Marias do Socorro.


Não é a tôa que sexta-feira é um dia com uma energia alegre e feliz.

3 comentários:

  1. Lindo filha! É a vida, que meus amados filhos e netos têm sensibilidade para perceber. Senti hoje que não foi em vão quando conheci o outro lado da boneca e mostrei para vocês. Ele está sempre muito próximo, é só deixar o coração falar. Você cresceu como pessoa perante Deus, seus pais, seus filhos, seu amado e amigos que lerem seu blog. Que orgulho tenho desta família! Amo vocês, demais da conta.

    ResponderExcluir
  2. Esta tal delicadeza que nossos olhos conseguem ver, né Fê? Tb te amo!

    ResponderExcluir
  3. o que falta de sensilbilidade em algumas pessoas, sobra em vc. Tenho orgulho de ser sua irmã! Tb te amo.

    ResponderExcluir