sábado, 5 de fevereiro de 2011

TIO MILTON

Ano passado a fonoaudióloga do Vínicius me alertou que um projeto novo da UFRJ seria instalado aqui em Cabo Frio e me deu o endereço pra ficar mais a par do que se tratava.

Curiosa fui no dia seguinte averiguar e conversei muito com a coordenadora do projeto chamada Natália. Fiquei encantada! Vi que se tratava de um ensino diferenciado. Algo nunca experimentado na cidade ou talvez em pouquíssimas escolas na capital. Era um ensino baseado em projetos. Vários professores elaboram idéias e baseado nisso os alunos as praticam através de trabalhos e oficinas. Algo como "se aprende fazendo".

Senti na hora que aquela era a escola que meu filho pudesse ser visto com outro olhar. Estava cansada de ouvir "seu filho não se concentra", "Vinícius tem dificuldades", "está atrasado em matemática", "na aula de ciências ele tá sempre desatento" e por fim "esse ano ele vai ficar retido".

"Retido" na minha época era reprovado, tomado bomba ou repetido. A mudança de nome não muda o sentido. Daqui a algum tempo será proibido dizer que o aluno ficou reprovado sob o risco de ser indiciado por racismo ou preconceito.

No fundo adorei a idéia do meu filho ser reprovado (sou mãe e posso falar assim). Vale mais como um um acréscimo pra ele. Penso que tá dando um passo pra trás pra poder dar vários pra frente.

Na tentativa de incluí-lo na escola UFRJ Mar descobri que não abririam vagas para o 8o e 9o ano. Somente fariam o processo seletivo para o 6o e 7o ano do ensino fundamental. Isabela fez a prova e passou com folga. Ficou em 6o lugar. Mas e o Vinícius? Era pra ele que eu queria! Era pra ele que eu corri atrás! O que fazer?

Descobri que parentes de funcionários conseguem vagas sem precisar passar pelo processo seletivo e lembrei do meu Tio Milton, funcionário exemplar durante 35 anos na UFRJ, atuando como chefe de gastroenterologia no Hospital do Fundão.

Não titubiei! Recorri na hora à ele e prontamente fui atendida. Com um carinho de pai meu tio Milton ligou pra quem podia e devia e correu atrás de uma vaga pro Vinícius como se fosse seu neto.

Emocionada hoje quero dedicar à ele todo meu carinho e amor. Se não fosse meu Tio Milton talvez ficasse "mofando" na fila à espera de uma vaga para meu filho.
Obrigada Tio Milton, você é 10!
Que Deus sempre oriente sua mãos e refrigere seu espírito, para que assim você possa sempre dedicar a fazer o bem e trazer alegrias para muitos. Hoje foi o meu dia! Muitos beijos. Fê.

4 comentários:

  1. Com certeza o seu tio Milton ajudou muito mas,o mérito é todo seu....sua luta e perseverança em conquistar o melhor para o Vinicius foram fundamentais.Parabéns!!!!.Tenho certeza que vcs só terão a ganhar com isto.
    Ps:O Milton sempre foi ótimo!!!!Bjs

    ResponderExcluir
  2. É,eu sabia!!!!! Quando vc me deu a notícia, eu estava em Lavras dentro de uma ótica. Que mico! Não bastando a alergia nos olhos, as lágrimas insistiam em escorrer pelo meu rosto. Fiquei muito, mas muito feliz. Seu tio, eu sabia que faria até o impossivel. Agora é caminhar consciente de que Vi precisa muito de carinho, atenção e paciência. Belinha tb. Bjs e amo vcs

    ResponderExcluir
  3. ele merece, ele merece!!!!
    Tio Milton? Também!
    Meu padrinho querido, e gato, merece a homenagem
    Meu afilhado amado e injustiçado a vaga em uma escola que o compreenda e o aceite.

    ResponderExcluir
  4. Que mãe seu filho tem, hein? E que tio Deus te deu!!

    ResponderExcluir